Home » » Conheça a proposta de enviar robôs para a agricultura

Conheça a proposta de enviar robôs para a agricultura

Alguns pesquisadores apostam em um cenário pouco usual para os dias de hoje. Plantações sendo cultivadas por robôs do inicio até a colheita. Esta é uma ideia ousada que pretende eliminar os tratores e as pessoas no cultivo da lavoura.

Embora ainda muito radical para nossa época, o contexto parece favorecer o desenvolvimento de tais equipamentos.

Os pesquisadores acreditam que a computação distribuída seja uma solução plausível para a criação de robôs agricultores. Basicamente uma grande quantidade de pequenos robôs trabalhando de forma colaborativa seria suficiente para manter uma grande plantação.

A orientação para estes robôs partiria de uma central onde um ou dois operadores humanos seriam suficientes para garantir a produção agrícola. 

Apelidados de Boe-Bot estes robôs são confeccionados com um microcontrolador Parallax com um custo médio de oito dólares. No processamento roda um programa de caminhada avançada que permite movimentos em qualquer direção, sem que o robô precise girar seu corpo. Um conjunto de sensores apontando para o solo permite efetuar análise do terreno e os pequenos equipamentos possuem compartimento para semente e fertilizante com sistema de pulverização acoplado.

Acesse o vídeo abaixo e conheça a proposta de enviar robôs para a roça.


Fonte: Dorhoutrd
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.