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Educação em Kant

A presente monografia, intitulada A EDUCACÃO EM KANT, quer ser uma abordagem da doutrina e concepção kantiana de educação. Buscaremos reconhecer as contribuições deste filósofo no campo da educação. O autor das três críticas: Crítica da Razão Pura, Crítica da Razão Prática e Crítica da Faculdade de Julgar, é bastante conhecido por sua teoria filosófica, mas é, ainda, pouco estudado como teórico da educação. educação ele entende um processo que dura a vida toda e que tem como finalidade última a formação do homem como sujeito moral.

Kant acredita que o ser humano não nasce moral, se torna moral através da educação. Esta, a educação, deve começar quando a criança nasce: nesta primeira etapa a criança necessita apenas cuidados físicos. Na segunda etapa surge a disciplina que ajuda a controlar as paixões e instintos. A disciplina afasta o ser humano da selvageria e prepara o terreno para a cultura e para a moralidade. Para isso necessita-se desenvolver a razão, momento da terceira etapa que é a instrução (prioriza o desenvolvimento racional), fundamento para o desenvolvimento de uma sociedade civil justa, onde reina a paz perpétua. 

Por fim, acredita este autor que se todos os homens e seres racionais agissem moralmente a humanidade estaria a caminho de um estado cosmopolita universal, onde seriam desenvolvidas todas as disposições da espécie humana. Acessar conteúdo em PDF: Clique AQUI!
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