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Educação inclusiva para crianças com e sem deficiência visual através do sistema integrador

Estudos vêm sendo realizados nos últimos anos buscando proporcionar às pessoas portadoras de deficiências visuais melhores condições para utilização de sistemas computacionais.

Tais ações visam a educação inclusiva, ou seja, permitir que trabalhem em conjunto com crianças sem deficiência visual. O desafio para o profissional da computação que irá desenvolver um software inclusivo é atender as necessidades do público alvo (portadores e não portadores de deficiência visual). 

A ideia principal deste trabalho é através dos estudos nas áreas de Interação Humano Computador (IHC), usabilidade, acessibilidade, educação inclusiva e entrevista com portadores de deficiência visual e não portadores é desenvolver recomendações para a criação de novas interfaces inclusivas, aprimoramento das já existentes que ajude a minimizar o impacto para o público alvo no momento da utilização desses sistemas. 

Esta monografia apresenta recomendações (guidelines), elaboradas através de pesquisas e estudos dentro das áreas mencionadas, para a criação de interfaces inclusivas para crianças com e sem deficiência visual permitindo mais autonomia para estes usuários. Estas recomendações são apresentadas através de sua aplicação no Sistema Integrador e avaliadas através de profissionais e softwares de apoio, proporcionando assim um novo recurso que visa contribuir para a educação inclusiva. Acessar conteúdo em PDF: Clique AQUI!
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