Home » » Ensino da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental

Ensino da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental

Ao refletir sobre minha trajetória acadêmica percebo com maior exatidão as origens de minhas escolhas. Estudei em duas escolas diferentes, ambas públicas, nelas a minha Disciplina preferida sempre foi a Matemática. Nas turmas por onde passei me destacava pela facilidade de resolver cálculos.

Ao concluir o Ensino Médio enriqueci meu currículo com a realização de cursos técnicos como Marcenaria e Mecânica que facilitaram minha entrada no mercado de trabalho. Ao deparar-me com a maioridade alistei-me na base aérea, permaneci durante seis anos com o objetivo de seguir uma carreira militar, no entanto, não foi possível e acabei retornando às indústrias, acomodando-me por alguns anos. Até que aos vinte e sete anos, devido à influência de familiares, decidi retornar aos estudos, ingressei na faculdade e pensei num curso que me trouxesse uma realização pessoal e não somente financeira. Sendo assim, surgiu a decisão de ser professor de matemática. Nesta faculdade deparei-me com uma nova proposta de ensino. A facilidade que possuía em fazer cálculos mecanicamente não significava nada perto do que eu iria descobrir. Confesso que de início angustiei-me com a situação, pois não estava habituado, todavia, eram atividades necessárias para o desenvolvimento de habilidades requeridas à futura profissão. 

Foi preciso, então, acomodar a nova idéia com muita reflexão e força de vontade. As aulas oportunizadas pelos professores deste estabelecimento de ensino ofereciam subsídios para enriquecer a reflexão sobre a ação docente, visto que cada um dentro de sua concepção e metodologia desenvolvia propostas pedagógicas diferenciadas. Quanto mais convivia com educadores empenhados em propostas inovadoras, mais me sensibilizava. Sobretudo, escutava a diversidade de processos educativos que me ajudavam a construir novos referenciais a minha futura docência. 

Nas primeiras experiências que tive como professor, através dos estágios realizados, pus em prática os conhecimentos adquiridos no curso e confirmar minha vocação. Ao desenvolver as atividades em sala de aula percebi que a grande maioria dos alunos apresenta dificuldades de aprendizado na área da Matemática e a consideram difícil de ser compreendida. Acessar conteúdo em PDF: Clique AQUI!
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.