Home » » Estilos de aprendizagem do iniciante ao profissional de ciências exatas

Estilos de aprendizagem do iniciante ao profissional de ciências exatas

O trabalho tem como finalidade identificar os estilos de aprendizagem dos alunos, do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio La Salle Canoas, que optaram por cursos pertencentes à área de Ciências Exatas, ou seja, identificar a maneira como o indivíduo absorve, processa e retém a informação e, verificar se são condizentes com os perfis dos graduados dessa mesma área.

Para definir esses estilos foi utilizado o teste ILS (Index of Learning Styles) baseado no modelo de estilos de aprendizagem de Felder e Silvermann. Esse modelo determina o perfil de aprendizagem definido por quatro características de oito, com diferentes graus de intensidade (fraco, moderado e forte), categorizado da seguinte forma: Sensorial/Intuitivo, análise do tipo de informação preferencialmente recebida; Visual/Verbal, determinação do canal sensorial em que a informação externa é percebida; Ativa/Reflexiva, como se dá a preferência no processamento da informação e, finalmente, Seqüencial/Global, como progride a informação até seu entendimento. 

O ILS foi aplicado nas três turmas de terceiro ano do Ensino Médio do Colégio, abrangendo uma amostra de 111 alunos. Nas análises realizadas (geral, por gênero e por área escolhida) o perfil dos alunos foram sempre os mesmos, isto é, o estilo predominante foi: Ativo, Sensitivo, Visual e Seqüencial, indiferente da modalidade, mostrando-se diferente do perfil dos graduados da área de Ciências Exatas. Acessar conteúdo em PDF: Clique AQUI!
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.