Home » » Estudo de padrões de mobilidade realísticos para redes AD HOC

Estudo de padrões de mobilidade realísticos para redes AD HOC

Atualmente a área de computação móvel está em constante desenvolvimento, tanto na comunidade acadêmica quanto comercialmente. Através da computação móvel é possível acessar serviços independente da localização física do usuário, além de prover mobilidade. 

Entre os tipos de redes sem fio existentes está a rede ad hoc, onde os nodos se movimentam de forma independente e não dependem de um ponto de acesso para realizar qualquer comunicação, pois os mesmos trabalham como roteadores, distribuindo rotas para a rede e possibilitando a comunicação direta entre os mesmos.
Porém um dos principais problemas encontrados nesse tipo de rede é manter e determinar as rotas, devido à mobilidade dos nós. A maioria dos estudos realizados referente à mobilidade utilizam modelos sintéticos, que não simulam ambientes reais, não refletindo o verdadeiro desempenho do protocolo. 

Este trabalho apresenta alguns modelos de mobilidade realísticos existentes e exibe uma análise comparativa entre os mesmos através de simulações usando o Network Simulation (NS). Acessar conteúdo em PDF: CliqueAQUI!
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.