Home » » Integração do sistema APPMAN de gerenciamento de aplicações para ambiente de grade com o sistema de gerenciamento de recursos PBS

Integração do sistema APPMAN de gerenciamento de aplicações para ambiente de grade com o sistema de gerenciamento de recursos PBS

O processamento distribuído, através das Grades computacionais, conta com uma grande infra-estrutura de redes. Esta infra-estrutura pode ser empregada em compartilhamento de programas, dados e serviços. Para gerenciar essa diversidade de recursos destacam-se os Sistemas Gerenciadores de Recursos (RMS), esses siste- mas têm por função gerenciar de forma cooperativa e transparente os recursos geo- graficamente distribuídos considerando-os como pertencentes a um único computa- dor.

Neste contexto apresenta-se o protótipo AppMan baseado no modelo GRAND (GrandRobustApplication Deployment). Esse protótipo não implementa por com- pleto o que sugere o modelo. Dentre as características não implementadas, cita-se a integração com diferentes RMS. Através de estudos encontrou-se a Implementação DRMMA (Distribuited Resource Management Application API) que visa integrar diferentes RMS. Este trabalho demonstra a viabilidade da integração do protótipo AppMan com o RMS PBS através da DRMAA. A versão da DRMAA usada foi o pacote na linguagem Java que é a mesma linguagem do protótipo. Com a integração, foi possível submeter aplicações com um número de tarefas do que na implementação anterior. 

Os testes comprovaram que, apesar da necessidade de inúmeras melhorias no protótipo, a integração é possível com pouco intrusão no código atual. A versão da DRMAA usada foi o pacote na linguagem Java que é a mesma linguagem do protótipo. Acessar conteúdo em PDF: Clique AQUI!
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.