Home » » Modelagem matemática: um ambiente de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos.

Modelagem matemática: um ambiente de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos.

Este trabalho tem como objetivo principal apresentar e discutir as contribuições que a Modelagem Matemática oferece para que o ambiente de aprendizagem de jovens e adultos seja significativo, tornando o ensino de matemática mais dinâmico, criativo e favorecendo uma educação de melhor qualidade. A pesquisa foi realizada com alunos do Ensino Fundamental de Jovens e Adultos – EJA – do projeto social do Centro Universitário Lasalle.

A pesquisa teve como principal fonte teórica a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1980). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, adotando como procedimento principal a observação participante em sala de aula. Foi evidenciado, ao final da pesquisa, que as maiores contribuições da Modelagem Matemática para a aprendizagem da EJA foram: trabalhar os conteúdos de uma forma aplicada à realidade, possibilitar o desenvolvimento da compreensão do papel sociocultural da Matemática e propiciar, assim, um ambiente facilitador da aprendizagem significativa. Acessar conteúdo em PDF: Clique AQUI!
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.