Home » » Práticas contextualizadas no ensino da matemática

Práticas contextualizadas no ensino da matemática

Na sociedade contemporânea, há vários atrativos capazes de desviar o interesse do aluno na sala de aula. Sendo assim, professores têm buscado administrar e encontrar elementos que propiciem re-significar as atividades escolares.

Percebe-se que a escola não é mais atrativa para os alunos. Em casa ou em outros locais eles encontram DVD, jogos, ou seja, atrativos que despertam o seu interesse e promovem um maior distanciamento dos objetivos estabelecidos no contexto escolar. Os educadores experientes ou não, estão vivenciando uma fase de mudanças que parece se expressar através de uma crise de valores que se refletem na escola. Esta transformação pode ser decorrente das crescentes transformações sociais em que se verifica o abandono de antigos dos valores que atuaram como referência para convivência humana. 

Entre esses, destacam-se o respeito, a ordem e a estrutura familiar. Esta observação se faz baseada na convivência que tive, por vinte anos, com colegas professores e alunos, no interior das escolas. Vários foram os momentos em que escutei algumas colocações tais como: “eles não respeitam mais os professores”, “nem a mãe mais consegue segurá-lo”, “chamei a família ninguém aparece”, “os professores estão falando lá na frente e eles nem escutam” e outras afirmações que reforçaram minhas possíveis percepções neste contexto. Realizadas essas primeiras considerações passo, então, a relatar a experiência pedagógica cuja prática e refletida ao longo desse trabalho. 

Assim sendo, este trabalho tem como objetivo descrever as etapas de uma prática que se fundamentou em situações reais para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos e que promoveu a interpretação, a aplicação de cálculos e discussões teóricas que pretendiam encontrar respostas às indagações que surgiam em decorrência da temática trabalhada. Acessar conteúdo em PDF: Clique AQUI!
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.