Home » » Relações de poder nas empresas

Relações de poder nas empresas

Este trabalho faz um paralelo entre a dinâmica da busca, conquista e manutenção de poder descritas por Nicolau Maquiavel no século XV e as estruturas políticas das empresas no final do século XX e início do século XXI.

É dividido em duas partes: a primeira descreve as estruturas internas das empresas e as relações de poder observadas entre os vários níveis hierárquicos; a segunda descreve a dinâmica da empresa com entidades externas, como concorrentes, funcionários, entidades governamentais e mercado em geral. 

É possível notar uma semelhança entre a ética proposta por Maquiavel, utilitarista, justificada pelos fins, com vistas a manter a unidade e a estabilidade do estado, e o espírito de obtenção de resultados pelo qual as corporações manifestam sua missão. 

Mesmo quando há um equilíbrio de forças entre gestores empresariais e a sociedade usuária de seus produtos e serviços, há um consenso de que a obtenção de resultados materiais é o principal motivo de sua existência. Acessar conteúdo em PDF: Clique AQUI!
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.