Home » » Solução para o auxílio à geração de páginas Web acessíveis com uso de gerenciadores de conteúdo

Solução para o auxílio à geração de páginas Web acessíveis com uso de gerenciadores de conteúdo

Muito vem sendo feito para que a Internet esteja disponível para todos em qualquer lugar e a qualquer momento. Esse esforço é muito positivo e com isto surgem muitas oportunidades. 

No entanto, algumas questões relacionadas à acessibilidade são deixadas de lado durante o processo de criação de conteúdo, especificamente quando o desenvolvedor utiliza um gerenciador de conteúdo (CMS – Content Management System) como ferramenta de apoio.

Com isto, pessoas portadoras de necessidades especiais são prejudicadas, pois não conseguem interagir e compreender corretamente as informações disponíveis. Pensando nessa dificuldade e visando contribuir nessa área o objetivo deste trabalho é auxiliar o desenvolvedor Web a criar páginas acessíveis. 

Para isso, o modelo proposto utiliza o gerenciador de conteúdo Plone CMS, no qual foi criado um assistente de interface denominado Assistente de Acessibilidade, para interagir com o desenvolvedor no momento da criação do conteúdo. 

A solução proposta contribui para a criação de sites acessíveis, evitando re-trabalho, reduzindo os custos e tempo de desenvolvimento. O modelo proposto foi avaliado por desenvolvedores e pela comunidade da informática. Acessar conteúdo em PDF: Clique AQUI!
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.