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Teoria do agir comunicativo e a sua pertinência para a educação

O presente estudo apresenta a teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas relacionando-a com a educação. Primeiramente aborda-se a vida do filósofo, suas influências e leituras na adolescência, tão importantes em sua posterior formação. Passa-se a seguir a apresentação das fases na Escola de Frankfurt, assim como aspectos habermasianos relacionados a cada uma delas.

Logo em seguida, trabalhasse com a descrição de um novo conceito de razão, a comunicativa, que o levará à construção de um novo paradigma, o da Teoria da Ação Comunicativa, onde desenvolvessem conceitos tais como: a razão comunicativa, a ação comunicativa, sistema e mundo da vida, a sua divisão, esferas sociais, entre outros. 

Percorrendo este caminho, em último momento relaciona-se a ação comunicativa com a educação, apresentando a sua importância para a práxis pedagógica que visa o desenvolvimento integral do discente, emancipando-o e o tornando-o um cidadão crítico. Acessar conteúdo em PDF: Clique AQUI!
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