Home » » Tradutor portátil para Linguagem de Sinais

Tradutor portátil para Linguagem de Sinais

A linguagem de sinais é um sistema complexo de comunicação usado principalmente pelas pessoas surdas. A complexidade dos gestos torna difícil a comunicação com pessoas sem o treinamento adequado.

MyVoice é um dispositivo portátil em fase de desenvolvimento que incorpora um microfone, alto-falante, caixa acústica, câmera de vídeo e monitor. A idéia é que ele seria apoiado sobre uma superfície plana e dura, onde ele iria usar sua câmera para "ler" os gestos de uma pessoa surda. Um microprocessador reconhece os sinais individuais, e, então, de forma audível "fala" a mensagem para a pessoa que ouve através da placa de som e alto-falante.


Por outro lado, também pode ouvir uma mensagem falada por uma pessoa que ouve, traduzindo o áudio para em uma série de imagens de sinais de mão ASL. Deste modo, poderia ser usado tanto por surdos e não-surdos, permitindo a comunicação entre as pessoas, mesmo sem o treinamento em linguagem de sinais.

Um outro equipamento que já está no mercado é o AcceleGlove. Ele funciona como um tradutor que detecta os sinais sendo formados pela mão do utilizador, e expressa o resultado em texto escrito ou palavras faladas.

Com o avanço tecnológico surgem algumas possibilidades de tradutores que permitem a comunicação entre ouvintes sem treinamento em linguagem de sinais e as pessoas surdas.

Como o sistema de sinais em sua totalidade é muito complexo, os estudos ainda devem avançar até que seja possível um tradutor de todos os sinais possíveis. Atualmente a maioria dos equipamentos se destina a traduzir sinais de mão e ignoram outras formas de comunicação como os gestos faciais e movimento com os braços e corpo.

Uma aposta crescente vem ocorrendo nos detectores de imagens onde estes poderiam detectar um gesto complexo e traduzi-lo. Estudos concentram esforços neste sentido para o aperfeiçoamento dos tradutores de linguagem de sinais. O futuro se mostra promissor.
  
Fonte: Houston
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.