Home » » Utilizando técnicas de metaheurísticas para resolver problemas de alocação de recursos finitos

Utilizando técnicas de metaheurísticas para resolver problemas de alocação de recursos finitos

O problema de alocação de veículos para uma determinada escala e horários existe em várias empresas de ônibus e também é uma das dificuldades encontradas pela AGERGS (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul).

Problemas deste tipo são tratados como pertencentes à classe de timetabling problems, os quais podem ser solucionados com diferentes técnicas computacionais. Uma característica de timetabling problems é a sua complexidade ser NP-hard. Neste contexto, o trabalho desenvolvido possui como problema de pesquisa o estudo sobre técnicas computacionais para a definição da frota mínima para suprir uma grade de horários de transporte público. 

Este estudo propõe resolver de forma eficiente este problema explorando técnicas de Metaheurísticas. Como solução proposta destaca-se a utilização de técnicas de Metaheurísticas para o aperfeiçoamento do desempenho de uma solução prévia, efetuando novas combinações além das técnicas de GRASP e Multiagentes já utilizadas. Acessar conteúdo em PDF: CliqueAQUI!
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.