Home » » Vias de acesso ao conhecimento metafísico em Schopenhauer

Vias de acesso ao conhecimento metafísico em Schopenhauer

O propósito deste trabalho é refletir acerca das vias de acesso ao conhecimento metafísico de Schopenhauer de modo muito especial através da experiência estética, que é uma maneira de intuir as coisas exteriores por pura contemplação, independente do princípio de razão (tempo, espaço e causalidade), o qual nos permite conhecer apenas fenômeno.

Portanto é um conhecimento destituído também de vontade a qual causa sofrimento e turva nosso conhecimento. Esta contemplação é feita de modo muito especial pelo artista que tem a genialidade, cuja faculdade de conhecimento nos permite acessar a essência íntima das coisas. 

Nesta perspectiva de conhecimento, há uma grande passagem do conhecimento pelo princípio de razão para um conhecimento em que as vias de acesso são: o corpo (objetivação da vontade) e os sentimentos do Belo, do Sublime e a fantasia. A obra de arte foi produzida pelo gênio que apreendeu as idéias na natureza através da intuição. Todo esse conhecimento é considerado privilegiado. Acessar conteúdo em PDF: Clique AQUI!
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.