Home » » Brasil é negligente na coleta e tratamento de esgoto

Brasil é negligente na coleta e tratamento de esgoto

A coordenadora do Laboratório de Controle da Poluição das Águas, Marcia Dezotti, concorda com pesquisa da Fundação SOS Mata Atlântica, “É verdade que o saneamento básico não é priorizado no Brasil”, declarou. O esgoto não é coletado, e quando é coletado, não recebe o tratamento adequado.

Enquanto os países mais desenvolvidos do mundo estão investindo em tecnologias para tratarem ainda melhor o esgoto, o Brasil parece negligenciar esta questão.

Marcia Dezotti esclarece que o esgoto atual é diferente do esgoto que havia na década de 40, por exemplo. “Porque, hoje em dia, a gente utiliza uma quantidade de fármacos, de produtos de limpeza, de higiene pessoal, quimioterápicos, e essas substâncias todas têm como destino final o esgoto”.

A pesquisadora afirmou que as instituições de tratamento do esgoto são muito antigas. “Fazem um tratamento da década de1960”. Os rios acabam sendo receptáculos finais de esgoto e de outras substâncias, como os pesticidas.

Na perspectiva de Marcia Dezotti o tratamento do esgoto é uma questão de vontade política, no que se refere ao estabelecimento de metas e ao seu cumprimento. E lamentou a falta de uma política atualizada para o processo de coletar e tratar esgoto. “É triste, não?”.

Saiba mais pelo link: http://agenciabrasil.ebc...

Fonte: AgenciaBrasil
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.