Home » » Fundação A.L.I.C.E

Fundação A.L.I.C.E

Depois do sucesso do chatterbot Eliza, muitos desenvolvedores se inspiraram e surgiram várias experiências com confecção de chatterbots tendo como principal objetivo consolidar uma linguagem específica para os simuladores.

Em 1995 Richard S. Wallace na Lehigh University projetou o A.L.I.C.E. (Artificial Linguistic Internet Computer Entity) cuja base de conhecimento foi em linguagem AIML.

ALICE foi se tornando popular e fomentou o surgimento da comunidade Alicebot, grupo de pessoas interessadas em estudar o desenvolvimento de chatterbot e da linguagem AIML.

Com o crescente avanço por interesse neste tema a comunidade Alicebot evoluiu para fundação A.L.I.C.E. que é uma comunidade de software livre desenvolvida para pesquisa sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento e popularização do chatterbot em linguagem AIML.

Desenvolvido sob política das comunidades de software livre, o chatterbot em aiml está disponível em diversas linguagens, Java, Ruby, Python, C/C++/C#,  Pascal, entre outras.

A fundação tem se dedicado no desenvolvimento de documentações e no aperfeiçoamento do sistema de chatterbot, promovendo uma vasta base de conhecimentos para quem se interessa em desenvolver ou pesquisar sobre inteligência artificial e simulação de diálogo no padrão AIML.

A.L.I.C.E. É atualmente reconhecida como a principal organização não governamental de divulgação e estudo sobre chatterbots.

O padrão AIML é uma linguagem projetada para a criação de estímulo-resposta onde o usuário insere uma expressão e o simulador reage respondendo ao que foi digitado. O que torna fácil a criação dos roteiros para o diálogo simulado e o uso deste sistema sem a necessidade de avançados conhecimentos computacionais.

Leia a sequencia deste conteúdo conforme abaixo:
01 - 02 - 03 - 04 - 05 - 06 - 07 - 08 - 09 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.