Home » » Lasers poderiam provocar chova controlada

Lasers poderiam provocar chova controlada

Com as secas em várias regiões conseguir chuva é algo necessário.  O estudo da manipulação do tempo não é novidade e já ocorreram alguns avanços mundo a fora.

Em 2009 na china foi usado de manipulação artificial do tempo para gerar uma tempestade controlada de neve em Pequim.

No ano passado, um artigo publicado na revista Nature Communications sinalizou que era possível  formar partículas de água usando lasers.  Isso não é o mesmo que criar a chuva.

Partículas citadas no artigo eram cerca de 100 vezes demasiada pequena para ser gotas de chuva. Mas é um inicio onde o conceito foi testado e aprovado.

Num recente artigo no Journal of Physics D: Applied Physics inovações foram alcançadas e nossos lasers estão ficando cada vez melhor. Acredita-se que é uma questão de tempo para que Lasers sejam capazes de criar chuva controlada.

Por um lado, é mais fácil planejar experimentos com lasers, uma vez que têm um interruptor on-off que pode ser alternado e testado quanto à eficácia. Uma abordagem induzida por laser pode também ser menos susceptíveis de causar problemas não intencionais na atmosfera circundante.

A técnica de laser funciona por meio de fotodissociação onde Fótons quebram compostos atmosféricos, que produzem o ozônio e óxidos de nitrogênio. Isso promove partículas de ácido nítrico e as moléculas se unem, criando chuva. Um desafio para os cientistas será a de desvendar os detalhes do processo, mas há grandes vantagens em comparação com uma abordagem química, como o envio de partículas de iodeto de prata nas nuvens.

As pesquisas continuam e novidades devem surgir em breve.

Fonte: PhysOrg
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.