Home » » Principais queixas na aplicação dos roteiros

Principais queixas na aplicação dos roteiros

Ao total existem seis observações sobre os roteiros em aiml que geralmente se entende como pontos que precisam ser melhorados futuramente. São elas:

1 – Exige uma grande quantidade de conteúdo escrito para formar um robô convincente.
O número diminui se a intenção for um atendente virtual, mesmo assim, o número de categorias é geralmente extenso.

2 – Carência na detecção de intenção.
Não é possível detectar uma intenção, apenas expressões diretas, Exemplo:  O uso da expressão “quer ir ao cinema” é diferente da expressão “quer pegar um cineminha”. No entanto ambas denotam a mesma intenção.

Detectar intenção ao invés de uma expressão direta é uma das sugestões que estão sendo estudadas no intuito de diminuir o numero de expressões necessárias nos roteiros aiml. Mas não existe previsão para esta inovação.

3 - Categorias usando <srai> são difíceis de organizar em grande número.
O uso de desvios sem a devida organização gera grande dificuldade no desenvolvimento dos roteiros.

4 - É difícil organizar uma coleção de diálogos em tópicos relacionados.
Muitos roteiristas se queixam da dificuldade em trabalhar com mais de cem tópicos. É uma queixa semelhante ao item 1 e 3.

5 - Seria bom se em aiml fosse possível combinar uma lista de sinônimos em uma única especificação. Alguns interpretadores já possuem esta solução, sendo possível especificar uma lista de sinônimos sem precisar criar uma categoria para cada palavra equivalente.

6 – Ausência de um mecanismo de aprendizagem
Os chatterbots carecem de meios para que os interlocutores participem adicionando informações ao robô em vez de um pequeno grupo de roteiristas.

Modelos para inserção de informações pelos usuários estão sendo testados e devem estar disponíveis nos interpretadores gratuitos em futuro próximo. Alguns interpretadores pagos já oferecem este tipo de possibilidade.

Leia a sequencia deste conteúdo conforme abaixo:
01 - 02 - 03 - 04 - 05 - 06 - 07 - 08 - 09 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.