Home » » Vídeo: um robô com expressões faciais mais realistas

Vídeo: um robô com expressões faciais mais realistas

Um dos grandes problemas em robótica é conseguir eliminar o desconforto causado pela ausência de vida nos olhos dos robôs. O fato dos humanos perceberem diversas atividades a partir do “olho no olho” deixa uma sensação estranha quando fixamos o olhar em uma máquina com aparência humana e esta possui um olhar artificial.

Pesquisadores estão trabalhando em maneiras de evitar este desconforto e assim aproximar ainda mais a sensação de aparência humana em robôs. Um dos truques consiste em elaborar expressões que combinem com uma simulação de olhares.

Algumas pesquisas indicam que o problema do desconforto consiste no fato dos robôs lembrarem ou parecerem pessoas mortas devido ausência de vida no olhar. Os pesquisadores avaliaram alguns dados e concluíram que algumas aparências são mais atraentes e ajudam a disfarçar o problema do robô cuja aparência é humana, mas não o suficiente para convencer.

Uma combinação que contemple aparência atraente, expressões capazes de tirar atenção do nosso olhar para o olho do robô e um olhar robótico mais natural são os ingredientes para a criação de um robô capaz de evitar aquela sensação estranha quando olhamos para uma máquina com aparência humana.

Entre os diversos estudos sobre o tema, uma equipe de pesquisadores italianos da  University of Pisa criou o rosto robótico abaixo na tentativa de diluir aquele desconforto da aparência artificial. 

Fonte: NewsCientist
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.