Home » » Enxergando através das paredes com roteador wireless

Enxergando através das paredes com roteador wireless

A tecnologia de internet wireless é cada vez mais popular, em alguns países mais de 80% das pessoas estão próximas de algum tipo de transmissão wireless. Só no EUA se estima que 61% das residências possuem sistema de distribuição de internet através de roteador wireless.

A tendência para o futuro é um maior crescimento de sistemas por radio freqüência. Foi pensando nisso que uma nova técnica permite enxergar através das paredes. Basicamente se usa os sinais de rádio de roteadores próximos para triangular a posição de uma pessoa sem que seja necessário contato visual.

Este é um projeto de radar urbano usando as tecnologias das residências e empresas.

O protótipo deste tipo de radar identifica alterações de frequência para detectar objetos em movimento. É do tamanho de uma mala e contém um receptor de rádio composto de duas antenas e uma unidade de processamento de sinal. Nos testes, os pesquisadores conseguiram determinar a localização de uma pessoa, velocidade e direção, mesmo através de paredes e outros obstáculos que impediam a visão. 

Como o equipamento apenas recebe as freqüências dos rádios próximos, ele funciona captando os sinais e sem emitir quaisquer ondas de rádio, isso faz com que o equipamento não possa ser detectado por outros dispositivos. 



Uma antena do sistema de radar controla o sinal de rádio de linha de base na sala. A segunda antena detecta ondas de rádio que têm refletido fora de objetos em movimento, que muda a sua frequência. Ao comparar os sinais nas duas antenas o computador calcula a localização do objeto, bem como a sua velocidade e direção.

Fonte: PopSci

BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.