Home » » Aprendendo habilidades físicas com estimulo eletrônico

Aprendendo habilidades físicas com estimulo eletrônico

Geralmente ao tentar efetuar um movimento novo, as pessoas passam por alguma dificuldade. Somente após diversas repetições é que o movimento começa a ser efetuado de forma adequada. Isso ocorre em parte devido ao cérebro precisar registrar com precisão quais músculos, postura, equilíbrio e outros detalhes que são necessários controlar para produzir o movimento desejado.

É por isso que em muitos esportes existe uma seqüência de repetições chamada de “ensaio técnico’” no intuito de preparar os jogadores para reagirem adequadamente em uma determinada situação.

Um engenheiro do Imperial College de Londres desenvolveu um equipamento que é colocado sobre o braço ou perna da pessoa e estimula os músculos corretos para uma dada ação. Neste sentido seria possível registrar os movimentos de algum atleta bem sucedido e depois passar estes movimentos para o aparelho que irá estimular os mesmos movimentos em qualquer pessoa.

Uma das utilidades deste equipamento é ensinar pessoas cegas a nadar ou a fazer qualquer movimento que devido uma ausência da visão torna-se de difícil aprendizagem.

Tratamentos para pacientes com problemas neurológicos também poderiam se beneficiar desta tecnologia que promove movimentos controlados com certa precisão.
Fonte: physorg
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.