Bicicleta com câmbio automático e marcha infinita



Jeferson Silva - PU3OSI

NuVinci é o nome de um mecanismo inspirado num invento de Leonardo da Vinci desenhado em 1490. Na ocasião da Vinci desenhou o esboço de um sistema de transmissão continuamente variável que poderia proporcionar a troca de marchas ao infinito.

A idéia de da Vinci não saiu do papel por muitos anos e alguns tentaram reproduzir o mecanismo sem muito sucesso. O inventor Donald Miller estudou o desenho do mecanismo proposto por da Vinci e tendo este como inspiração desenvolveu seu próprio mecanismo de marcha infinita.

O invento já foi testado e está sendo utilizado por alguns fabricantes de bicicletas e comercializado pela empresa Fall Brook Technologies.

Basicamente o sistema detecta a freqüência das pedaladas e troca automaticamente pela marcha adequada, se o ciclista preferir, pode fazer a troca manualmente.

Sem uma limitação do número de marchas o mecanismo permite maior eficiência no uso da bicicleta além de um menor esforço por parte do ciclista. Outra vantagem é o fato de não ocorrer aquela travadinha tradicional quando da troca da marcha. O sistema faz a troca de forma muito suave e silenciosa. Diferente dos mecanismos que precisam de engrenagens dentadas, o NuVinci usa uma esfera que toca um eixo central em ângulos diferentes e promove a redução ou ampliação da energia empregada no pedal.

Acesse outras informações
https://jeferson.silva.nom.br