Um parente do GPS em 1920 e 1930



Jeferson Silva - PU3OSI

A necessidade de orientação para se locomover é algo muito antigo. Esta necessidade motivou grande quantidade de invenções como a bússola e o GPS.

Em uma época sem avançada tecnologia eletrônica os inventores buscavam soluções analógicas para resolver seus problemas de carência tecnológica. Uma destas tecnologias foi o conceito de orientação através de mapas.

Naquele momento histórico muitas soluções não eram práticas e exigiam certa paciência para o manuseio. Um exemplo foi em 1920 a tentativa de lançar um GPS analógico de pulso. A pessoa comprava um kit com vários rolinhos de mapas e enrolava o papel de uma lado para outro produzindo uma sensação de movimento do mapa.
O conceito evoluiu e por volta de 1930 foi adicionado ao veículo. Garantindo algo semelhante ao que entendemos hoje por GPS. O motorista ia para um ponto de referencia popularmente conhecido e uma vez ali adicionava o mapa correspondente que iria ajudar no trajeto até seu destino. O mapa avançava conforme a velocidade do veículo garantido certa sincronia com o trajeto escolhido.
Nenhuma das duas propostas acima decolaram, mas entraram para história pela criatividade e parentesco com o nosso GPS atual.
Acesse outras informações
https://jeferson.silva.nom.br