Home » » Conheça a baleia que imita a voz humana

Conheça a baleia que imita a voz humana

Os cientistas encontraram uma baleia branca capaz de imitar a fala humana. As baleias beluga, também conhecida como baleias brancas não são o mesmo tipo de baleia como o gigante da história "Moby Dick", que era uma baleia cachalote branco. Belugas estão entre as menores espécies de baleias do mundo.

Em 1984 cientistas do National Marine Mammal Foundation, em San Diego começaram a notar barulhos estranhos que vinham de onde eles mantinham as baleias e os golfinhos. Estes pareciam duas pessoas conversando ao longe, um pouco além do alcance da compreensão dos ouvintes.

Em outra ocasião relatos surgiram no passado de baleias soando como seres humanos. Por exemplo, no Aquário de Vancouver, um dos funcionários sugeriu que uma baleia branca de 15 anos de idade havia pronunciado seu nome, "Lagosi".

Estes sons são ainda mais surpreendentes porque as baleias normalmente produzem sons de uma maneira completamente diferente das pessoas, usando suas vias nasais e não a caixa de voz ou laringe como os humanos. Para fazer esses sons humanóides, o animal precisa variar a pressão do ar em seu trato nasal.

Os sons são de baleias que tiveram contato com os humanos em variadas ocasiões. "Ficamos surpresos - realmente nos lembrou de sons humanóides e ao contrário de sons de baleias normais", o pesquisador Sam Ridgway, neurobiólogo, disse em entrevista ao LiveScience. "Nós nunca ouvimos nada como isso antes. Esse esforço óbvio sugere motivação para contato.". O pesquisador advertiu que as pessoas "não devem pensar que as baleias podem se comunicar conosco em um nível de conversação com base nestes resultados.". 

Uma imitação da voz humana nasalada e produzida por uma baleia em um aquário pode ser observada no vídeo abaixo.

Fonte: LiveScience
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.