Home » » Falha de segurança em marcapasso permite invasão e assassinato

Falha de segurança em marcapasso permite invasão e assassinato

O avanço tecnológico nem sempre traz apenas benefícios, também é comum o surgimento de novos problemas influenciados pelas tecnologias. Este é o caso dos avançados marcapassos que permitem comunicação sem fio.


Os avançados marcapassos são sistemas computadorizado com comunicação sem fio e podem ser atacados por vírus ou invasões.

Barnaby Jack pesquisador de segurança digital usou um laptop para enviar um comando assassino de forma remota, esta foi uma demonstração prática de um possível assassinato digital anônimo demonstrada aos participantes da conferência de segurança em Melbourne.

Segundo o pesquisador a tarefa não é simples, mas pode ser feita por qualquer pessoa que conheça as falhas de segurança e saiba como invadir.

É necessário violar o firmware do marcapasso e fazer o upload de malwares que podem atuar como vírus se espalhando para os marcapassos vizinhos ou ainda atingir um marcapasso específico.

Jack disse que fez a demonstração para alertar os fabricantes destes aparelhos sobre a necessidade de observar alguns riscos de segurança.

Novas tecnologias, novos problemas. 
Fonte: ScMagazine

BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.