Home » » Prótese ocular permite baixar arquivos diretamente na retina

Prótese ocular permite baixar arquivos diretamente na retina

Pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia desenvolveram uma prótese ocular que permite baixar dados direito na retina de uma pessoa cega.


Como o equipamento envia estímulos elétricos para a retina leva algum tempo até o cérebro se adaptar e criar um padrão de leitura mais precisa.

Uma câmera capta as imagens e converte estas em pulso elétrico que é enviado para uma grade com 60 eletrodos implantados na retina. Cada eletrodo é estimulado individualmente permitindo assim uma variedade de combinações que formam um padrão de imagem.

Uma série de testes foi realiza apontando a câmera para textos em Braille com as letras individuais, bem como as palavras que variam em comprimento de duas letras para até quatro. Os pacientes que usaram o dispositivo conseguiram “visualizar” o texto e tiveram até 80% de acertos.

Novos estudos precisam ser realizados no intuito de aperfeiçoar o dispositivo, mas os pesquisadores acreditam que ele poderia funcionar como um "substituto sensorial" projetando padrões de imagens diretamente na retina. O estudo foi publicado na revista Frontiers in Neuroprosthetics.

Fonte: Fronteiras em 23.11.2012
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.