Home » » Um elefante que imita coreano

Um elefante que imita coreano

Um elefante no zoológico na Coréia do Sul pode imitar coreano em voz alta, dizem os pesquisadores. O paquiderme é capaz de dizer "Olá", "bom", "não", "sentar-se" e "deitar", tudo usando seu tronco para fazer o trabalho de lábios em um processo que os cientistas ainda não compreendem inteiramente.

O elefante provavelmente não entende o real significado do que diz, afirmam os pesquisadores.

Relatórios anteriores sugeriram que dois elefantes africanos e asiáticos eram capazes de mimetismo vocal muito semelhante aos papagaios. Os elefantes africanos têm sido conhecidos por imitar o som de motores de veículos.

Os elefantes são mamíferos altamente sociais que vivem em grupos de indivíduos relacionados e socialmente filiados. Usam vocalizações de baixa freqüência para manter contato mesmo a grandes distâncias, quando eles se separaram por um determinado período de tempo.

Portanto, é importante para os elefantes o uso de vocalizações para identificar os membros de sua família. Uma possibilidade que nós sugerimos é que a capacidade de socializar contempla o estímulo de imitar uns aos outros para aumentar a similaridade de suas vocalizações no intuito de facilitar o reconhecimento vocal.

Neste sentido, os elefantes que passaram maior parte do tempo em contato com humanos podem em algum momento imitar certos sons do vocabulário humano como uma maneira de facilitar laços sociais.

Outros animais de características sociais também apresentam capacidade de imitar vocabulários humanos, este é o caso de algumas baleias, veja clicando aqui!

Em ambos os casos, elefantes e baleias, o que surpreende é o fato de nenhum destes animais possuírem uma estrutura adequada para produzir sons humanos.  No caso dos elefantes eles produzem o som colocando a trompa dentro da boca e impulsionam o ar controlando seu movimento para criar o som. Já as baleias fazem isso controlando a pressão e velocidade do ar através do nariz.

No vídeo abaixo o elefante produz um som que lembra uma palavra em coreano, algo difícil de entender para quem não fala esta língua. Mas dá uma idéia de como o som é produzido.

Fonte: livescience
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.