Home » » Kenshiro: Um robô humanoide com ossos e músculos realistas

Kenshiro: Um robô humanoide com ossos e músculos realistas

No universo da robótica existem diversos tipos de robôs imitando formas animais como o robô tartaruga, aranha, cobra e até mesmo cavalos robóticos para uso militar.

No entanto, para a maioria das pessoas o que realmente causa sensações estranhas em um misto de admiração e pavor são os robôs de aspecto humanoide. Talvez pelo fato de lembrarem filmes de terror ou algo parecido já que observar partes desmembradas, mesmo que artificiais, de pedaços que lembram membros humanos é algo relatado como assustador pela maioria das pessoas.


Na exploração espacial a robótica promete revolucionar nosso futuro quando conseguirmos lançar no espaço naves tripuladas por robôs humanoides. Estes poderiam encarar viagens ao centro do universo sem precisar enfrentar os desafios que a fragilidade do corpo humano impõe.

Um dos robôs mais avançados até o momento em semelhança com o corpo humano é o Kenshiro. Ele possui uma arquitetura muito semelhante aos ossos e músculos humanos com potencial necessário para imitar com precisão nossos movimentos.

A arquitetura do corpo humano é versátil na execução das mais diversas tarefas. Robôs com esta mesma arquitetura teriam vantagens adaptativas para melhor executar trabalhos específicos.

Um dos temas que causa certo temor, além da aparência humanóide, é o fato destes robôs em algum momento no futuro, necessitar da capacidade de efetuar manutenção em si mesmo e nos seus semelhantes, bem como auto produzir-se. Esta necessidade é essencial para garantir viagens espaciais de longas distancias, onde centenas de anos serão necessários para se chagar ao espaço profundo.

Veja no vídeo abaixo algumas partes do robô Kenshiro muito semelhantes ao corpo humano. 


Fonte: Spectrum em 10.12.2012

BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.