Home » » Envenenando chifres de rinocerontes: proteção ambiental

Envenenando chifres de rinocerontes: proteção ambiental

O projeto Rhino Rescue busca proteger a caça indiscriminada e ilegal de rinocerontes. No entanto, esta não é uma tarefa fácil já que o preço pago pelos chifres dos rinocerontes é alto, tornando a caça deste animal uma atividade lucrativa.

Na maioria dos casos a caçada tem como principal propósito matar o animal para retirar seu chifre que é vendido no mercado paralelo para o uso de medicamentos alternativos, em especial na china.

Alguns estudos sinalizam uma variada gama de possibilidades para proteger o animal. Um deles é inutilizar o chifre para forçar a perda de interesse por parte dos caçadores e seus patrocinadores.

Segundo a fundação Rhino Rescue um dispositivo de alta pressão desenvolvido especificamente para agregar certos componentes no chifre do rinoceronte já está disponível, sendo possível contaminar o chifre com uma toxina que é prejudicial apenas para os humanos e não prejudica outros animais ou o próprio rinoceronte. Isso inutilizaria o consumo do chifre que é triturado e vendido na forma de pó.

Além da toxina também é possível adicionar um corante e um chip GPS para facilitar a identificação do produto e sua origem.

Segundo os pesquisadores o projeto ainda está em fase de testes, mas os resultados se mostram promissores.


Fonte: PSFK
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.