Home » » Tecnologia de prótese da mão entre os anos de 1500 e 1800

Tecnologia de prótese da mão entre os anos de 1500 e 1800

Quando se precisava amputar alguma parte do corpo por volta de 1500 era um procedimento doloroso e arriscado. Aqueles que possuíam recursos e conviviam com o fato de estarem sem um braço ou uma perna acabavam usando prótese fabricada geralmente em aço e bronze.

A maioria das amputações na época ocorreu por conta de guerras e os principais afetados eram os militares. Na foto abaixo vemos uma prótese usada pelo cavaleiro imperial alemão Gottfried von Berlichingen. Ele perdeu a mão quando foi ferido em batalha. A tecnologia desenvolvida para substituir a mão de Berlichingen permitia segurar distintos objetos como uma espada ou uma caneta de pena. 



Com o passar do tempo lá por 1800 esta tecnologia avançou e o movimento antes pautado nos cabos de aço foi substituído por engrenagens, agregando maior flexibilidade possibilitando o movimento do pulso e não apenas dos dedos.   Era comum o uso de luvas para esconder esta tecnologia de olhos curiosos.



Entre 1850 e 1910 já se popularizava prótese mais leve feita em madeira com acabamento requintado. Além de mais leve que seus antecessores a prótese permitia o movimento dos dedos, pulso e cotovelo.




BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.