Home » » Bacula: backup empresarial

Bacula: backup empresarial

O cenário é sempre semelhante, expressões fúnebres e a certeza do prejuízo ocasionado pela perda de dados fundamentais ao funcionamento logístico e administrativo da empresa.

Durante o tempo que trabalhei na pesquisa sobre recuperação de dados era comum algumas empresas aparecerem na faculdade pedindo ajuda para tentar evitar uma crise tecnológica em andamento.

Lembro de uma ocorrência onde a folha de pagamento de uma grande empresa foi corrompida, devido uma falha de hardware, e o gerente por descuido não efetuou o backup. Sem a contabilização das horas e o sistema de gerenciamento da folha de pagamento dos mais de 15000 funcionários comprometida pela ausência dos dados perdidos, faltando uma semana para os pagamentos. A expressão de pânico de alguns funcionários era de dar pena, principalmente na hora de informar que a recuperação não era possível.

Em outro evento um senhor muito preocupado buscava informações sobre a possibilidade de encontrar meios para recuperar todos os processos que seu escritório de direito tinha perdido devido uma invasão no servidor onde o hacker fez sumir os documentos. Para sorte do escritório e felicidade deste senhor, os documentos ainda estavam no Disco Rígido.

No período que trabalhei com estudos sobre recuperação de dados, o número de problemas que surgiam foi impressionante. O que mais surpreendia era o fato das perdas serem na maioria dos casos conseqüência de pouca atenção no uso de ferramentas de backup.

Em alguns casos ocorreram demissões da equipe técnica e os prejuízos foram inevitáveis, em outros, a sorte favoreceu.

Negligenciar com a política de gestão de dados pode ser algo bastante problemático com conseqüências desagradáveis.

Neste sentido me chamou atenção o trabalho do Heitor Farias, membro da comunidade de software livre que busca orientar sobre a importância e riscos referentes aos processos de gestão de dados e sistemas de backup.  O comportamento preventivo parece ser um tema pouco debatido.

Em geral se espera aparecer o problema para correr atrás da solução. O Heitor tem feito militância no sentido de mostrar a importância de um comportamento preventivo como meio de se evitar uma crise tecnológica, indicando como solução o software livre.

Para quem gostaria de manter uma política de gestão de dados, um blog que talvez possa ajudar é o www.bacula.com.br

Se você possui dados importantes, não esqueça de dar uma olhadinha em como está seu sistema de backup e  sua politica de gestão de dados. Prevenir ainda é melhor que correr atrás do prejuízo.
BlogdoJSilva. Tecnologia do Blogger.