Observações na hora de escolher a distribuidora do sinal de TV via satélite



Jeferson Silva - PU3OSI

Na escolha de qualquer produto, principalmente prestação de serviços, sempre é aconselhável ficar atento para a experiência da empresa. Atualmente empresas de telefonia estão ofertando uma novo produto que é a TV a cabo e via satélite, mas a qualidade do atendimento pode ser problemática.

Acompanhei recentemente a contratação deste tipo de serviço em três operadoras distintas de telefonia e também em empresas que prestam exclusivamente o serviço de TV a cabo.

O resultado foi impressionante. A qualidade do serviço das empresas de telefonia deixaram muito a desejar na logística e atendimento. A pior delas foi o serviço da Claro TV. Em Porto Alegre a solicitação de instalação que acompanhei foi um parto. Os técnicos marcavam e simplesmente não apareciam, remarcavam e novamente nada. Ao total mais de trinta dias se passaram para realmente um técnico aparecer no local e constataram que não existia viabilidade técnica para instalação.

No caso das empresas especializadas em TV a cabo na cidade de Porto Alegre acompanhei a Net TV e a Sky TV e ambas surpreenderam na logística e atendimento. Tanto a Net como a Sky o tempo de resposta para os testes de viabilidade foram de três dias e em ambos os casos a instalação ocorreu sem problemas num prazo máximo de cinco dias. A diferença entre a Net TV e a Sky é que esta ultima é por satélite enquanto a Net é via cabo.

Uma das vantagens destas empresas que já se consolidaram no mercado é ou deveria ser a organização e uma logística geralmente eficiente, já as empresas cujo produto principal é a telefonia ficou evidente o quanto ainda precisam de experiência para prestarem um serviço de qualidade.

Se você está pensando em adquirir um serviço de TV é aconselhável considerar a possibilidade de contratar um empresa que já tenha certa tradição no ramo. Sempre que possível verifique entre aqueles que já possuem o serviço qual o nível de satisfação dos mesmos em relação a empresa. É bom verificar com quem usa o serviço antes de contratar alguma destas distribuidoras de TV.

Pelo que notei a qualidade dos serviços variam muito de cidade para cidade e conversar com algum vizinho que já use o serviço pode dar uma boa ideia se é aconselhável ou não contratar o serviço de alguma destas empresas.

Os caso que eu acompanhei foram poucos, uma média de 20 ao total, isso não deve ser considerado como determinante para a escolha de uma ou outra prestadora de serviços. O aconselhável é consultar além dos vizinhos algum site de reclamações e observar como a empresa é avaliada por aqueles que tiveram algum problema.

A questão é saber como a empresa atua quando as coisas dão errado e assim você saberá o que esperar em caso de problemas. Um dos sites que eu indico é o "reclame aqui" este é um serviço de reclamações bastante popular e com um trabalho reconhecido pela seriedade e eficiência.

Ao pesquisar no "reclame aqui" as empresa citadas neste texto obtive o seguinte resultado.

A Claro TV nos últimos 12 meses atendeu 97.7% das reclamações postadas no reclame aqui e destas solucionou 92.3% e 71.8% dos usuários queixosos afirmaram que voltariam a fazer negócios com a Claro novamente. Veja os resultados clicando aqui.

A Net TV nos últimos 12 meses atendeu 97.4% das reclamações postadas no reclame aqui e destas solucionou 80.7% e 57.4% dos usuários queixosos afirmaram que voltariam a fazer negócios com a Net TV novamente. Veja os resultados clicando aqui.

A Sky TV nos últimos 12 meses atendeu 100% das reclamações postadas no reclame aqui e destas solucionou 74% e 48.1% dos usuários queixosos afirmaram que voltariam a fazer negócios com a Sky TV novamente. Veja os resultados clicando aqui.

Diferente do resultado que observei entre os meus conhecidos a Claro TV ocupou o primeiro lugar em soluções dos problemas apresentados e nível de satisfação e a Sky ficou avaliada como regular na média de soluções.

Um dos motivos para estas diferenças é que as prestadoras de serviços terceirizam a instalação e cada empresa terceirizada possui melhor ou pior qualidade. Isso influência a qualidade do atendimento por região onde cada empresa terceirizada atende.

Antes de contratar fale com os vizinhos e pesquise no reclama aqui e em outros sites de reclamações. Junte as informações e decida com cuidado. Evite comprar de forma impulsiva.

Acesse outras informações
https://jeferson.silva.nom.br