Cuidado com os alimentos



Jeferson Silva - PU3OSI

Em relação aos alimentos, a maior preocupação do mercado em alguns casos é o lucro, o que ocorre com um maior consumo de produtos. Neste sentido, existe uma estratégia que consiste em motivar as pessoas para que elas comprem cada vez mais, mesmo que a saúde seja prejudicada.

Quando uma parte da população demonstrou preocupação com os refrigerantes, surgiu um tipo de água aromatizada. Essa "água" possuía o mesmo processo de fabricação do refrigerante. Entendendo que a água é a bebida mais indicada para a saúde, alguém teve a ideia de colocar o nome de H2O em um refrigerante, dando uma sensação de produto saudável e melhorando os lucros.

As barrinhas de cereais que ganharam fama de saudáveis são, em alguns casos, achocolatadas e com açúcares, algo distante da proposta de alimento para promoção da saúde.

Estudos científicos encomendados por empresas distribuidoras, concorrentes ou fabricantes de alimentos apresentam resultados conflitantes, deixando a população mais confusa do que orientada. Uma variedade de produtos que se apresentam como soluções saudáveis pode sutilmente enganar os menos atentos.

O raciocínio que sustenta este emaranhado de confusões consiste no fato de ser responsabilidade da pessoa gerenciar o seu consumo de alimentos. Por isso, cada produto recebe no rótulo as especificações e quantidades de calorias, além de outras informações, deixando o consumidor supostamente informado e livre para escolher. Gestantes, pessoas com restrições alimentares, crianças, entre outros casos, precisam ficar atentos a informações que "sugerem" de forma dissimulada certos benefícios alimentares em alguns produtos.

Um dos problemas é que apenas as informações nos rótulos podem não ser suficientes para uma escolha adequada. Existe a necessidade de conhecimento básico sobre como interagem os alimentos entre si quando ingeridos, bem como a quantidade adequada para cada estilo de vida. Sem prestar atenção nesses detalhes, sua saúde fica comprometida.

É aconselhável ficar atento, pois a estratégia mais comum consiste na aparência do produto. Muitas vezes, um alimento totalmente artificial possui um rótulo estrategicamente elaborado, com lindas imagens e cores vívidas, tendo como objetivo causar a sensação de saúde. Ler o rótulo e saber como lidar com as informações contidas nele é importante para sua saúde, assim como dar preferência para o consumo de produtos realmente naturais.

Acesse outras informações
https://jeferson.silva.nom.br