Testamos o IPFS: hospedando um site



Jeferson Silva - PU3OSI

O IPFS (Sistema de Arquivo Interplanetário) permite que as pessoas tenham um site totalmente seguro e distribuído, hospedado na rede e sem a necessidade de um servidor central.

Basicamente o sistema IPFS funciona criptografando o arquivo e fragmentando ele em vários pedaços, depois cada pedacinho é enviado para computadores conectados nesta rede. Quando alguém digita o endereço do arquivo, conhecido como Hash, os pedaços são agrupados e apresentados na tela do dispositivo.

Existe uma série de vantagens nesse sistema, entre elas está a segurança e a velocidade de acesso. A descentralização também é algo interessante, já que o seu site não vai depender de uma empresa para ser publicado.

Atualmente usamos a rede http:// para distribuição de sites, a rede IPFS opera em outro formato ipfs:// e precisa de um navegador que consiga se comunicar com esta rede. O navegador Brave foi um dos primeiros a implantar este sistema de comunicação em seu navegador.

No entanto é possível abrir o site ipfs:// em um formato http:// usando serviços intermediários, que traduzem o IPFS para o HTTP. Usando diretamente a rede ipfs:// a velocidade é boa, já o processo de conversão para o http:// depende da qualidade do serviço oferecido pelas empresas.

A rede IPFS já conta com vários dispositivos conectados que funcionam como um servidor descentralizado distribuído. É usada principalmente para nuvem de arquivos. A hospedagem de sites ainda tem um caminho de evolução pela frente.

No momento, em 2022, só é possível hospedar sites estáticos, em html simples.

Se você é um entusiasta das tecnologias da informação e gosta de interagir com elas, vai conseguir se divertir criando e publicando sua página web na rede IPFS.

Eu e alguns colegas testamos a rede IPFS e tem sido interessante acompanhar a evolução desta tecnologia. Para postar um site de teste, experimentamos três métodos diferentes, usamos um raspiberry pi 4 com linux em linha de comando, depois experimentamos no windows o software de compartilhamento e por último testamos o serviço online e gratuito da empresa Pinata.

O objetivo foi testar o grau de dificuldade de cada método. Ainda que o resultado final fosse o mesmo, publicar uma página na rede IPFS.

Para quem é iniciante o caminho mais fácil foi da empresa Pinata, já que basta subir o arquivo e eles disponibilizam na rede. O uso do software ipfs-desktop foi relativamente fácil, tanto no linux como windows, mas foi necessário abrir portas no roteador e configurar alguns aspectos de rede. Já o método por linha de comando diretamente aplicado no raspiberry pi, demanda um conhecimento técnico maior sobre redes, Linux e comandos via terminal.

Do ponto de vista técnico, a rede IPFS oferece uma ótima solução tecnológica para distribuição de arquivos. É eficiente, acessível, rápida e segura.

No entanto, quem publica um site para ser acessado por pessoas leigas em redes, vai enfrentar alguns desafios que podem ser superados com o uso da criatividade técnica, permitindo que qualquer pessoa acesse seu conteúdo publicado em html.

Disponibilizamos uma página online para que o leitor possa avaliar o desempenho da rede IPFS convertida para o HTTP. No entanto é importante lembrar que, como ocorre uma conversão de protocolo, pode ser lento a abertura do site na primeira vez. Caso ocorra erro 504, basta insistir um pouco.

Veja uma página html hospedada na rede IPFS e traduzida para o HTTP, clicando aqui.

Acesse outras informações
https://jeferson.silva.nom.br