Imagens, textos, áudios e a Inteligência Artificial



Jeferson Silva - PU3OSI

As fotos geradas por inteligência artificial (IA), como os algoritmos de geração de imagens baseados em redes neurais, têm sido uma área de grande avanço e interesse nos últimos anos.

Fica evidente a facilidade que é criar uma imagem usando Inteligência Artificial, basta escrever o que você deseja e a máquina faz o trabalho pesado em alguns poucos segundos.

Para testar essa modalidade, descrevi para a I.A. Dell-e, cenários compatíveis com alguns textos aqui postados, no intuito de gerar uma imagem contextualizada com os títulos das postagens. Optei por um tema futurista com personagem extraterrestre e o resultado você pode conferir navegando pelo site. Também deixei lá no Flickr próximo de 1.000 imagens geradas pela I.A.

Não funcionou para todos os textos, em alguns casos acabei por colocar na imagem o E.T. segurando uma foto. Mas em outros momentos, parece que o resultado foi satisfatório, ocorrendo alguma proximidade entre o tema abordado e a imagem gerada pela I.A.

Como toda tecnologia recém chegada promove algum desequilíbrio nas relações de mercado e no estilo de vida das pessoas, em especial, ao modificar as formas de organização da sociedade. Imagino que o surgimentos dos geradores inteligentes de imagem, assim como, os geradores de textos, provavelmente vão gerar alguns problemas.

Na forma como nossa sociedade esta organizada atualmente, questões éticas e direitos autorais podem ser um desses problemas ocasionados pelos geradores de texto e imagem inteligentes. Por exemplo, o uso de imagens geradas por IA em contextos enganosos ou prejudiciais pode ter implicações negativas acompanhadas da dificuldade de responsabilizar os responsáveis. Além disso, há desafios em relação aos direitos autorais, pois as imagens geradas por IA podem ser baseadas em obras protegidas por direitos autorais.

Em 2022 o concurso anual de fotografia do Colorado nos EUA, julgou vencedor o fotógrafo Jason Allen, gerando revolta em seus colegas, a fotografia premiada foi produzida por Inteligência Artificial. Os outros competidores entenderam que Jason trapaceou.

Em 2023 a conclusão de um relatório da organização News Guard, que estuda a integridade jornalística de veículos digitais, apontou que a internet está entrando em uma sobrecarga de sites Spam.

Esta modalidade consiste no surgimento de sites completamente produzidos com o uso de Inteligencia Artificial, sem supervisão humana ou correção do conteúdo, produzindo engajamento e propagação de informações duvidosas ou de baixa qualidade, incluindo dicas de saúde que podem causar algum dano. Algumas páginas propositalmente imitam o layout de sites tradicionais como CNN, The guardian, entre outros.

A produção de áudio também ficou facilitada com os sintetizadores de voz em tom natural, imitando quase com perfeição a voz humana. Para testar essa modalidade coloquei no SoundCloud alguns áudios produzidos por sintetizadores com Inteligência Artificial, lá você pode conferir a qualidade e naturalidade dos áudios.

Os sintetizadores ainda não são perfeitos, assim como as demais tarefas realizadas por I.A. Mas em algum momento devem chegar na capacidade de imitação perfeia.

No entanto, ainda que não esteja perfeito, já é possível produzir texto, imagem e áudio com o auxílio de I.A. sem praticamente nenhum custo. Uma pessoa consegue sozinha produzir conteúdo facilmente e até montar seu proprio podcast, site ou álbum de imagens, sem grande esforço intelectual.

Embora esse avanço tecnológico seja uma boa notícia ao promover maior liberdade de expressão, gera uma demanda social por novas formas de organização individual quanto ao consumo de conteúdo. Em especial no que se refere a qualidade das informações.

Para entender melhor como a nossa realidade vem se alterando é aconselhável que você experimente essas tecnologias, ao menos uma vez, para compreender em primeira mão como o conteúdo que você acessa pode estar sendo produzido.

Tente criar alguma imagem com o Dall-e teste o Watson sintetizador de áudio e se possível experimente produzir um texto no ChatGPT.

Experimentar é importante para lapidar sua compreensão desta nova realidade que está modificando hábitos e alterando a forma como percebemos nossa sociedade e o mundo.

Se você é professor, considere trabalhar com os alunos a questão da educomunicação, além de tornar a aula interessante é uma forma de auxiliar na conscientização tecnológica.

Acesse outras informações
https://jeferson.silva.nom.br